» » Quem não tem cão caça com gato: O que significa?

Quem não tem cão caça com gato: O que significa?

Há ditados populares que refletem concepções sociais bem curiosas e interessantes, como por exemplo “Quem não tem cão, caça com gato”. Logo abaixo, poderá conferir uma análise sobre essa frase e exemplos acerca do seu uso.

O que significa “Quem não tem cão, caça com gato”?

Quando utilizamos esse ditado, estamos nos referindo a necessidade de fazer adaptações diante de uma determinação ação que não é possibilitada. Sendo assim, se torna preciso pensar em novas formas de fazer, nãoo sendo possível mas sim outra que funcione no momento.

Isso pode ser entendido como a capacidade de se reinventar ou até mesmo um improviso para que depois refaça de uma melhor maneira. Mas de toda forma, corresponde a ação de ter que buscar um modo diferente do que esperava usar para a realização de algo.

Etimologia da expressão

A origem dessa expressão é diferente da maneira que a lemos atualmente. Isso porque sua forma original seria “Quem não tem cão, caça como gato”, o que teria um sentido diferente daquele proposto acima como interpretação ao ditado.

Com base na frase original, a expressão passaria o sentido de que quando não podemos agir de forma mais ágil como um cão, devemos então adotar a postura de um gato, que é mais sorrateiro para alcançar os seus objetivos.

Exemplos:

    • Vou precisar mudar os planos, afinal, quem não tem cão, caça com gato.
    • Quem não tem cão, caça com gato, Às vezes, é preciso mudar o trajeto.

Atualizado em: 05/05/2022 na categoria: Todos


.