» » Significado de Quem com ferro fere, com Ferro será ferido

Significado de Quem com ferro fere, com Ferro será ferido

Com certeza você já ouviu o ditado quem com ferro fere, com ferro será ferido, que acaba nos fazendo refletir sobre a reciprocidade não valer apenas para as coisas positivas. Abaixo, confira a análise do seu significado e entenda melhor sobre o seu uso e origem:

 

O que significa “quem com ferro fere, com ferro será ferido”?

Dizer esse ditado significa dizer também que acredita no retorno daquilo que é feito, anunciando assim a necessidade se pensar sobre aquilo que se faz, devendo se perguntar antes se gostaríamos de estar no lugar da outra pessoa, pois pode ser que estejamos nele depois.

Ou seja, quando você machuca alguém, seja fisicamente ou no sentido figurado, você também poderá ser machucado depois, mesmo que demore ou que isso seja feito por uma outra pessoa. Acreditar nisso nos desenvolve empatia, ainda que seja por meio do medo em primeiro momento.

 

Etimologia da expressão

A origem desse ditado é bíblica e muito conhecida, tendo originado diversas correntes de pensamentos ideológicos, assim como provérbios amplamente conhecidos no meio popular. Na bíblia, a analogia é a seguinte: “Quem lança mão da espada pela espada perecerá”. (Mateus 26:52)

Apesar da reinterpretação do versículo, é inegável a ligação entre ele e o ditado que, mesmo com palavras diferentes, acabam formulando um mesmo sentido e indo além, demonstrando a opinião divina sobre a reflexão proposta por ele.

 

Significado bíblico

Em muitos sentidos, Jesus foi responsável por nos ensinar por meio do exemplo. Mesmo sabendo do que Judas planejava para ele, ainda assim preferiu seguir ao lado dele, usando de toda a sua sabedoria divina e inspiradora, mas principalmente da fé.

Através dessa palavra, podemos entender a justiça do Senhor em plena ação pois, ao mesmo tempo em que nos foi dado o livre arbítrio, também nos foi dada a consciência pelos nossos atos. Assim, todos nós pagaremos devidamente pelo que for feito, independente de ser algo bom ou ruim.

 

Exemplos:

  • Ele me fez mal, mas esqueceu que quem com ferro fere, com ferro será ferido.
  • Cada um dá aquilo que tem, nunca se esqueça de quem com ferro fere, com ferro será ferido.
  • Quem com ferro fere, com ferro será ferido. O Senhor aplica a justiça divina independente do tempo que leve.
  • Tudo o que ela me fez, terá volta. Quem com ferro fere, com ferro será ferido.

Atualizado em: 24/03/2022 na categoria: Todos


.