» » Cão que ladra não Morde: Desvendando o Ditado

Cão que ladra não Morde: Desvendando o Ditado

Se podemos ter uma certeza nessa vida, é a de que nem toda ameaça pode ser levada a sério ou nos causar receios. Nesse sentido, há o famoso ditado que diz que cão que ladra, não morde. Abaixo, entenda melhor sobre o seu significado e outros detalhes importantes:

O que significa “Cão que ladra não morde”?

Quando dizemos que cão que ladra não morde, estamos especialmente nos referindo a pessoas que realizam constantes ameaças, mas nunca partem para a prática daquilo que foi prometido de certa maneira, preferindo assim ladrar que, de fato, morder.

Sendo assim, possui o desejo de demonstrar que não teme ao que é dito, pois gritos e palavras de baixo calão não adiantam de nada quando apenas são professados, sem que haja o menor sinal de cumprimento do que é dito.

Etimologia da expressão

Os ditados populares surgiram em um período anterior ao nascimento de Cristo, e por isso é uma missão complicada especificar a origem de muitos, como é o caso desse sobre o qual falamos hoje. Entretanto, é possível dizer que surgiu em espaço popular, o que fez com que fosse muito divulgado, para que hoje seja expresso até mesmo como um aspecto cultural.

Aliás, apesar de o chamarmos normalmente de ditado, é possível dizer que na verdade se trata de um provérbio, pela falta de expressões que o caracterizam regionalmente e também pela sua tradução em outros países que também o utilizam.

Como levar o ditado para sua vida?

Usar esse ditado no dia a dia, é uma forma de se impor diante de pessoas que tentam te diminuir através do artifício da fala, demonstrando que não teve às suas ameaças e que ela pode levantar o tom de voz o quanto desejar, pois você segue em paz.

É comum que seja usado também em brigas verbais para não deixar de responder a alguém mas, ao mesmo tempo, evitar insultos e seguir com classe na resposta. Com certeza o efeito de usar esse ditado será muito maior que fazer o mesmo que fazem com você!

Exemplos:

    • Ela fala demais, mas cão que ladra não morde.
    • Cão que ladra não morde, não tenha medo dessas ameaças.

Atualizado em: 05/05/2022 na categoria: Todos


.