» » Quem não é Visto, não é Lembrado: Significado e Origem

Quem não é Visto, não é Lembrado: Significado e Origem

Provavelmente você já ouviu falar que quem não é visto, não é lembrado. Muito além da exibição, o significado da expressão se associa a necessidade de se fazer presente. Confira uma análise do seu significado e outros detalhes sobre o ditado logo abaixo:

 

O que significa “Quem não é visto, não é lembrado”?

Essa frase revela a necessidade de aparecer, não de uma maneira egocêntrica ou exibicionista, mas sim no sentido de estar presente na vida das pessoas, fazendo valer o lugar que conquistou ao lado delas e mostrando que deseja permanecer ali.

Sem que isso seja feito, é possível que a pessoa perca esse lugar de importância, seja na vida daqueles que ama ou em espaços em si. Por isso, é preciso aparecer e manter a demonstração de interesse em seguir estando nesse lugar alcançado.

 

Etimologia da expressão

Esse ditado possui origem em Portugal, sendo um famoso provérbio português. Logo se popularizou em outros lugares, principalmente em colônias lusitanas como o Brasil, onde logou passou a fazer parte do vocabulário do povo, ainda em séculos passados.

O responsável pelo surgimento da frase é desconhecido, mas é certo que mal poderia imaginar a dimensão que seu pensamento poderia tomar com a passagem do tempo, sendo hoje uma fala comum em muitas regiões do nosso país e também fora dele.

 

Como ser visto e lembrado?

Uma simples mensagem pode ser suficiente para ser visto e automaticamente lembrado, caso essa tenha se tornado uma preocupação para você com base na expressão. Mas é importante frisar que quanto mais aparecer, mais será colocado como prioridade para pessoas e lugares.

Por isso, é importante demonstrar sentimentos como preocupação, felicidade por onde está e até mesmo um certo afeto. Mesmo que as necessidades do dia a dia te afastem de algo a alguém, tem sido cada vez mais simples exercer a comunicação com o crescimento das mídias sociais.

 

É preciso ser visto?

Se você quer ser lembrado, entende-se que também é necessário ser visto. Mas essa não é uma interpretação comuns a todos, já que você pode preferir viver de forma intimista, sem tantas amizades ao lado, por exemplo.

Nesse caso, precisa pesar aquilo que realmente importa para você, refletindo sobre o papel das pessoas na sua vida e sobre o seu papel na delas, assim poderá entender se vale a pena se esforçar para que não seja esquecido.

Além disso, cabe também a reflexão sobre se alguém que realmente gosta de você te esqueceria por conta da sua ausência, principalmente quando ela pode ser justificada por mudanças ou períodos complicados psicologicamente.

Atualizado em: 24/03/2022 na categoria: Todos


.