» » Nem tudo que Reluz é ouro: Significado da expressão

Nem tudo que Reluz é ouro: Significado da expressão

Nem tudo é como vemos a primeira vista, por isso nem tudo que reluz é ouro. Essa expressão popular nos permite uma intensa reflexão, confira uma análise sobre o seu significado e muito mais logo abaixo:

O que significa “Nem tudo que reluz é ouro”?

A primeira impressão sempre pode nos induzir ao erro e é justamente nesse sentido que se popularizou o ditado Nem tudo que reluz é ouro, utilizado para se referir a algo ou alguém que não é tão bom quanto pode parecer ser em um primeiro momento.

Com isso, somos levados a refletir sobre a necessidade de não fazer julgamentos sem antes ter de fato conhecimento sobre ao que se refere, mesmo que ele possa ser positiva. É a partir de impressões erradas que muitas mágoas passam a serem geradas.

 

Etimologia da expressão

A origem desse ditado está ligada a Alemanha, isso porque o Alemão William Shakespeare o utilizou como parte do roteiro de uma das principais peças teatrais escritas por ele, O mercador de Veneza, onde muitas críticas podem ser observadas por meio do gênero cômico.

Partindo dessa primeira citação sobre a qual se tem registros, muitos poetas passaram a utilizar posteriormente, o que contribuiu para que fosse difundida e popularizada em muitas países, como o próprio Brasil.

 

Como levar o ditado para sua vida?

Na prática, é importante lembrar da sua capacidade de observações antes de firmar conclusões, pois em muitos momentos elas podem ser precipitadas. Além disso, deve também estar atento a quem tenta encantar pela aparência.

O tempo sempre revela respostas necessários, enquanto ele trabalha para trazer respostas, nunca se esqueça de que tudo o que reluz é ouro e busque levar o sentido do ditado para sua própria vida, sendo um mecanismo de defesa cada vez mais essencial.

 

Exemplos:

  • Cuidado com aquele rapaz, nem tudo que reluz é ouro.
  • Logo me lembrei que nem tudo que reluz é ouro enquanto todos a elogiavam.
  • É uma bela mulher aparentemente, mas provou que nem tudo que reluz é ouro.
  • Chamou atenção de forma positiva para depois mostrar que nem tudo que reluz é ouro.

Atualizado em: 24/03/2022 na categoria: Todos


.