» » Filho de peixe, Peixinho é: Significado e origem

Filho de peixe, Peixinho é: Significado e origem

Que somos similares aos nossos pais em alguns aspectos você já deve saber, mas sabia também que o ditado filho de peixe, peixinho é se relaciona a esse fato? Nesse post poderá entender o seu significado completo e outras informações sobre.

 

O que significa “Filho de peixe, peixinho é”?

Quando alguém nos diz esse ditado, quer dizer que os caminhos que temos escolhido seguir na vida são similares aos de nosso pai, mãe ou até mesmo ambos, podendo ser característica físicas, mas principalmente de personalidade.

Alguns desses detalhes são visualizados desde criança pela capacidade de se comunicar ou pela preferência por ficar mais calado, por exemplo. Mas alguns elementos se tornam ainda mais presentes conformes vamos crescendo, e é nesse momento em que mais costumamos ouvir essa expressão.

 

Etimologia da expressão

Não se sabe ao certo onde o ditado surgiu, mas é muito provável que tenha sido aqui mesmo no Brasil, onde se popularizou em maior grau. Ou até mesmo em Portugal onde uma variação dessa mesma expressão pode ser encontrada, sendo ela “filho de peixe sabe nadar”.

De toda maneira, é certo que quem pensou nela possuiu essa mesma interpretação que temos hoje, buscando falar por meio de uma analogia sobre como os filhos podem seguir os seus pais, seja de forma natural ou não.

 

Ponto de vista da Psicologia

A Psicologia, assim como outras áreas de estudo sobre a vida e mente humana, passam a refletir sobre a relação existente entre pais e filhos em um sentido de heranças que podem ser dadas nesse processo, como aspectos físicos e mentais.

Assim, se acredita que a nossa formação é constituída como um espelho que reflete detalhes envoltos a personalidade de quem está a nossa volta. É também comum que tenhamos uma preferência entre os pais, mesmo que não seja admitido, e nossa personalidade se assemelhe mais a quem mais admiramos.

Isso pode acontecer sem consciência de fato, apenas constituindo um ser particular com fortes influências externas a si, com ações repetidas que podem ser tanto positivas quanto negativas.

 

Exemplos:

  • Filho de peixe, peixinho é. Meu marido e meu filho são igualmente calmos.
  • Minha filha tem 5 anos e já ama a minha profissão. Filho de peixe, peixinho é.
  • Hoje, ambos foram jogar futebol. Filho de peixe, peixinho é.
  • Você age como o seu pai quando era mais novo. Filho de peixe, peixinho é.

Atualizado em: 24/03/2022 na categoria: Todos


.