» » Mente vazia, Oficina do diabo: O que significa o Ditado?

Mente vazia, Oficina do diabo: O que significa o Ditado?

Mente vazia, oficina do diabo faz parte de um conjunto de falas populares que são propagadas de geração em geração, mas muitas vezes não paramos para refletir sobre o seu significado e é justamente isso que faremos no post de hoje!

 

O que significa “Mente vazia, oficina do diabo”?

Ao usar esse ditado, há a intenção de falar que ter uma ocupação é essencial, pois sem ela nossa mente pode ser levada por pensamentos negativos, nos encaminhos por trajetos errados que vão de encontro ao que realmente queriamos em principio.

Por isso, manter a mente ocupada é uma maneira eficaz de evitar muitos problemas, principalmente aqueles relacionados a psicologia. Enquanto focamos em uma atividade, sobretudo das quais gostamos, temos menos tempo para pensar e gerar problemas.

 

Etimologia da expressão

O Inglês William Cowper contribuiu para a divulgação desse pensamento, dando origem a ela por meio da sua ideia de que “falta de ocupação não é repouso; uma mente absolutamente vazia vive angustiada”.

O poeto se dispôs a entender a vida humana ainda no século XVIII, justamente quando a revolução industrial estava passando pelo seu auge e, por isso, passava a levar muitas pessoas para a ausência de pensamentos reflexivos, se focando apenas no trabalho.

Isso nos leva ainda a crer que uma mente vazia não pode ser solucionada apenas por meio de atividades com fins econômicos, já que muitas vezes elas auxiliam a nossa alienação e não nos propiciam o pensamento crítico.

 

Sinais de uma mente vazia:

Se estressar com facilidade, pensar em problemas que ainda não aconteceram e focar sempre no lado negativo das coisas são alguns dos diversos sinais de uma mente vazia, o que pode acontecer em diversos casos e com frequência.

Quem enfrenta esse problema, mesmo que tenha algo a fazer, costuma não focar nisso para dar lugar ao turbilhãos de pensamentos que rondam o seu psicólogico e a fazem seguir caminhos tortuosos da vida.

 

Como evitar ter uma mente vazia:

Escolher uma determinada com a qual se identifique e se dispor a realizar a mesma, é uma das principais maneiras de evitar que tenha uma mente vazia, pois assim seus pensamentos estarão voltados para ações positivas do seu dia a dia.

Além disso, treine evitar sofrimentos por antecipação, a ansiedade é um dos principais frutos de uma mente que não é devidamente preenchida por algo que contribua favoravelmente com você. Mas é claro que é sempre válido buscar apoio terapêutico para entender melhor, caso se sinta assim!

Atualizado em: 24/03/2022 na categoria: Todos


.