Ditado

Ditado popular

A Preguiça é a Mãe de Todos os Vícios: Entenda o Que Significa

A preguiça é a mãe de todos os vícios: você conhece esse ditado popular? Vamos refletir sobre e aprender o seu significado e em quais contextos ele é utilizado.

O que o ditado quer dizer?

Bom, há quem diga que o orgulho é o pai de todos os pecados… Esse ditado, no entanto, nos diz que a preguiça é a mãe de todos os vícios. Mas por que será?
 
A preguiça, por si só, tem o poder de nos deixar em um estado de prostração, a “desistir” de tudo, a desistir de nós mesmos. E isso leva a inúmeros vícios, já que nos faz procurar as coisas mais fáceis e a querer fazer as coisas do jeito mais fácil, o que, por si só, já é um vício.
 
Esse estado de desânimo, descontentamento e prostração pode levar ao desenvolvimento, até mesmo, de vícios em drogas, como álcool e tabaco, assim como podemos pensar em vícios como defeitos, a exemplo da procrastinação e da mania de mentir. Por isso mesmo que a preguiça é a mãe de todos os vícios! Ela faz com que deixemos de dar o nosso melhor, de nos tornarmos a nossa melhor versão.
 

Charge divertida

Confira a charge divertida sobre esse ditado! O personagem cria um argumento plausível para continuar alimentando a sua preguiça e, ainda mais, para respeitá-la! Você concorda?

Frases relacionadas

“A preguiça é a mãe do progresso. Se o homem não tivesse preguiça de caminhar, não teria inventado a roda.” – Mario Quintana

“Se te ocorrer, de manhã, de acordares com preguiça e indolência, lembra-te deste pensamento: “Levanto-me para retomar a minha obra de homem”. – Marco Aurélio

“Vencer a preguiça é a primeira coisa que o homem deve procurar se quiser ser dono do seu destino.” – Thomas Atkinson

2023.08.30