Ditado

Ditado popular

Quem pariu Mateus que Balance: O Ditado Popular está correto?

Quem pariu Mateus que balance, Quem pariu mantém e embale, Quem pariu e bateu que balance: qual é a forma correta do ditado popular, afinal? Esse é um ditado que possui várias versões com palavras diferentes, mas com o mesmo significado. Confira abaixo!

Quem pariu Mateus que balance

De fato, essa é a forma mais popular hoje em dia: Quem pariu Mateus que balance. Esse ditado significa que apenas os pais têm obrigação de cuidar de seus filhos. Ele é utilizado, geralmente, quando alguém quer dizer que não vai cuidar dos filhos dos outros. Por exemplo:

– Tia Marta, você pode ficar com o meu filho hoje à noite para eu ir à festa?

– Não, senhora! Quem pariu Mateus que balance! 

Outras situações envolvem problemas no geral, onde uma outra pessoa deseja evidenciar que a questão de uma outra pessoa não cabe a ela. Exemplo:

– Gabriel está tendo dificuldades para resolver suas dívidas.

– Ele sabia que isso ia acontecer. Quem pariu Mateus que balance!

Quando falamos de crianças teimosas, a ezpressão também costuma aparecer. Nesse contexto, se refere em específico a se colocar de fora da situação, já que o problema não pertence a si.

– O filho de Maria é muito mal-educado. Mas não vou me meter, quem pariu Mateus que balance.

Mesmo diante de uma situação onde a criança está precisando de cuidados, o ditado surge.

– Coitado, ele está chorando.

– Quem pariu Mateus que balance! Cadê os pais dele?

Quem pariu mantém e embale

Há quem diga que o ditado popular original é Quem pariu mantém e embale ou mesmo Quem pariu mantém e balance, você sabia? Interessante perceber como ele foi se modificou com o tempo, ou melhor, como ele foi modificado mantendo o mesmo significado.

Quem pariu mantém e embale significa o mesmo: a responsabilidade dos pais para com os filhos. É deles, e de mais ninguém, a obrigação de suprir todas as necessidades da criança e de a embalar, ou seja, de ninar, cuidar, acalmar e dar atenção.

Importante ressaltar que, nessas formas, as frases corretas seriam Quem pariu mantenha e balance e Quem pariu mantenha e embale.

Quem pariu os maus teus que balance

Outra forma de falar é: Quem pariu os maus teus que balance! “Maus teus” se parece bastante com “Mateus” e isso poderia justificar a modificação do ditado com o passar do tempo, que pode ser utilizado em outras situações para dizer, simplesmente, que quem criou um problema que o assuma e o resolva.

Quem pariu e bateu que balance

Outra forma do ditado popular bastante conhecida é Quem pariu e bateu que balance. Também é uma forma das pessoas dizerem que não têm obrigação de se responsabilizar pelos cuidados de uma criança ou de um problema que não é deles.

Agora você já conhece todas as versões desse ditado que é um dos mais populares no Brasil!

2023.02.08