» » Onde há Fumaça, há fogo: O que Representa?

Onde há Fumaça, há fogo: O que Representa?

Onde há Fumaça há fogo é um ditado popular que com certeza você já usou caso seja uma pessoa desconfiada, mas se ainda não entende completamente o sentido que é revelado por ele, confira abaixo e compreenda melhor sobre:

O que significa “Onde há Fumaça, há fogo”?

Quando falamos que quando há fumaça, há fogo, queremos dizer também que nosso sexto sentido pode ter implicações importantes na vida cotidiana, nos apresentando a sensações que devem ser consideradas como meio de proteção, pois a desconfiança pode se confirmar.

Assim, o sinal de fumaça representa naturalmente a incidência de um incêndio por mais que não o possamos ver, já que a fumaça alcança maiores alturas e podem a enxergar com maior facilidade, o contrário do que geralmente acontece com o fogo, mesmo que este esteja presente.

Etimologia da expressão

Apesar de se tratar de uma expressão popular, se acredita que sua origem esteja relacionada a Bíblia, onde em diversos momentos podemos também ler outros versos que referem a relação entre a causa e o efeito, nos mostrando que para tudo há uma reação e ela pode ser vista, mas também sentida.

Um exemplo que contribui para essa ideia pode ser encontrado em Provérbios 30:33, onde nos é dito que “Porque o mexer do leite produz manteiga, o espremer do nariz produz sangue; assim o forçar da ira produz contenda.” Assim, devemos estar atentos aos pequenos atos para a compreensão do todo.

Reflexão a partir do ditado

Partindo desse ditado, podemos entender melhor acerca de questões diretamente ligadas a vida cotidiana, onde nem sempre seremos capazes de entendeu a causa e o efeito nessa mesma ordem, mas podemos compreender aquilo que é dito pelo efeito como consequência da causa, demonstrando aquilo sobre o que devemos ter atenção.

Além disso, é evidenciada a necessidade de estar atento ao que se sente, pois a intuição é por diversos momentos o reflexo da fé e pode nos ajudar a vivenciar diversos momentos de forma mais protegida, já que a desconfiança sempre pode se provar real.

Atualizado em: 19/08/2022 na categoria: Para refletir


.