» » Mais vale um Pássaro na mão do que Dois voando: Veja o significado

Mais vale um Pássaro na mão do que Dois voando: Veja o significado

Ditados são parte da sociedade e podem até mesmo representar aspectos culturais, sendo interessante refletir sobre o sentido dos mesmos e conhecer mais sobre sua origem. Logo abaixo, entenda sobre “Mais vale um Pássaro na mão do que dois voando”:

 

O que significa “Mais vale um Pássaro na mão do que dois voando”?

Esse ditado representa a necessidade de buscar pela segurança, sem se aventurar por algo que não é certo enquanto deixamos de lado o que já nos satisfazia. Isso porque, ao usar a simbologia do pássaro, se fala sobre um animal que irá embora caso o soltemos para buscar por dois outros.

Assim, podemos utilizar essa expressão para nos permitir refletir sobre a vida e cada uma de suas fases, passando a compreender a importância daquilo que temos mesmo diante do que gostaríamos de ter a mais.

 

Etimologia da expressão

Como se trata de uma expressão popular, nem sempre a Etimologia de um ditado pode ser considerada um fato. Mas, nesse caso, se acredita que essa frase tenha acompanhado antigos caçados ao longo de densas florestas, onde se acreditava que era melhor ficar com o animal que já havia sido adquirido que o deixar para tentar outros dois.

Um fato curioso é que há indícios da sua existência já no século V antes de Cristo, onde os papiros já existiam e um deles dizia que “um pardal na tua mão é melhor que mil pardais voando”, havendo também versões do ditado em Inglês e tantos outros idiomas.

 

Como levar o ditado para a prática?

Em sentido prático, é normal que a gente sempre queira mais do que já temos, não há nada de ruim nisso pois essa ambição é também uma grande força de incentivo e motivação, mas é preciso aliar tudo aquilo que se quer a presença constante da sabedoria.

Isso porque o que conquistamos até aqui, também tem sua importância e merece valorização. Aliás, às vezes nós apenas queremos mais sem necessariamente precisar disso, valendo a pena ficar em um espaço seguro diante da possibilidade de perder tudo por uma aventura repleta de insegurança.

 

Exemplos:

  • Eu não vou me arriscar, mais vale um Pássaro na mão do que dois voando.
  • Mais vale um Pássaro na mão do que dois voando, por isso valorizo o que tenho.
  • Prefira sempre o mais seguro, mais vale um Pássaro na mão do que dois voando.
  • Mais vale um Pássaro na mão do que dois voando, não se atreva a se aventurar tanto assim.

Atualizado em: 25/05/2022 na categoria: Para refletir


.