» » Casa da mãe Joana: Conheça sua origem

Casa da mãe Joana: Conheça sua origem

É comum que a gente ouça as pessoas usando a expressão Casa da mãe Joana, mas afinal, o que ela significa e o que fez com que surgisse? Abaixo a gente traz essa resposta e refletimos juntos sobre o seu significado, olha só:

O que significa?

Casa da mãe Joana representa um local desorganizado, onde não é preciso seguir regras mesmo que se refira as mais básicas, pois é justamente um espaço onde a ordem é deixada de lado e podemos usar e abusar daquilo que normalmente não podemos.

 

Sendo assim, a expressão possui um sentido pejorativo, pois evidencia um local bagunçado onde o desrespeito acaba predominando. Por consequência, esses espaços também costumam afetar o bem estar pela falta de harmonia que possuem.

Origem da expressão:

Esse expressão tão particular tem origem francesa e passou a ser utilizada ainda no ano de 1346 quando a então Rainha de Nápoles, Joana, buscou um bordel para se esconder e ficar protegida diante das conspirações que envolviam a morte do seu marido.

 

Esses bordéis ficavam localizados na cidade Avignon, mas logo a notícia se popularizou e alcançou também outras regiões. Com isso, se tornou uma maneira de chamar as casas de prostituição, espaço considerado desordeiro.

 

Então, quando falamos em casa de mãe joana, há uma referência a esses locais, mesmo que ela possa não ser feita diretamente em alguns casos.

Exemplos:

Abaixo, confira frases onde essa expressão é utilizada para que possa visualizar melhor o seu uso prático, sempre evidenciando um espaço de bagunça, onde a ordem não precisa prevalecer.

  • Seu quarto parece a casa da mãe Joana.
  • Aqui não é casa da mãe Joana para chegar e sair quando quiser.
  • Quando cheguei no apartamento, parecia a casa da mãe Joana de tão bagunçado.
  • Você não mora na casa da mãe Joana e precisa respeitar regras.

Atualizado em: 04/10/2023 na categoria: Expressões populares


.