» » Quem tem Boca vai a Roma: Entenda o Significado do Ditado!

Quem tem Boca vai a Roma: Entenda o Significado do Ditado!

Quem tem boca vai a Roma: esse ditado foi modificado ao longo do tempo, você sabia? E o seu significado passou a ser outro também! Quem tem boca vai a Roma significa que, perguntando, é possível chegar a qualquer lugar, mas não é só isso. Confira o que quer dizer!

Significado do Ditado Popular

Quem sabe se comunicar, não passa aperto e se vira em qualquer lugar! Ao pé da letra, o ditado “Quem tem boca vai a Roma” significa que, perguntando, chega-se em qualquer lugar, ou seja: uma boa capacidade de comunicação é capaz de nos levar a muitos lugares e proporcionar experiências incríveis.

Mas o ditado também traz outros sentidos, como “quem procura, acha” ou mesmo “quem quer, faz acontecer”. De qualquer forma, ele mostra que tudo depende apenas de atitude e proatividade.

É claro que, se levarmos o ditado ao pé da letra, ele não irá refletir a realidade, afinal de contas, não é preciso apenas perguntar para chegar a Roma, mas também de dinheiro para viajar!

Aplicando na Vida Real

Você com certeza já viu essa cena em algum filme ou série na TV: um casal viajando se perde na estrada, mas o homem insiste em não perguntar qual é o caminho certo para não dar o braço a torcer. E assim eles ficam cada vez mais perdidos, até que a mulher resolve pedir informação e, então, o problema é resolvido. Esse é um exemplo de situação em que o ditado “Quem tem boca vai a Roma” se encaixa perfeitamente!

No português antigo, existe uma outra versão deste ditado: “Quem língua tem, a Roma vai e vem”. E existem versões que significam o mesmo em outras línguas: “Preguntando se va a Roma” – em espanhol, e “Qui langue a, à Rome vá” – em francês.

Qual é o Ditado Popular Original?

Ainda hoje existem pessoas que não sabem que esse não é o ditado popular original, que diz: “Quem tem boca vaia Roma”.

Ele surgiu na Roma antiga, quando as pessoas passaram a criticar e vaiar os deslizes dos imperadores romanos na antiguidade. Mas é certo que ninguém mais o utiliza com esse sentido, já extinguido há muito tempo.

Atualizado em: 25/04/2024 na categoria: Expressões populares


.