» » Uma Mentira Dita Mil Vezes Torna-se Verdade: Será? Confira o Significado!

Uma Mentira Dita Mil Vezes Torna-se Verdade: Será? Confira o Significado!

A frase “Uma mentira dita mil vezes torna-se verdade” é famosa no mundo inteiro. Ela surgiu na Alemanha Nazista, proferida por Joseph Goebbels, ministro da propaganda na época. Vamos interpretá-la e trazê-la para a nossa realidade!

Origem da Frase

Não coincidentemente, a origem da frase “Uma mentira dita mil vezes torna-se verdade” é do ministro da propaganda da Alemanha Nazista: um homem que exercia um controle severo sobre as instituições educacionais e os meios de comunicação naquela época.
 
Partindo desse ponto, nós podemos imaginar o que ele fazia: espalhava mentiras com o objetivo de criar uma representação da realidade para favorecer o governo nazista e a obediência absoluta, enquanto, por outro lado, criava uma sensação de tensão e caos local, colocando a outra parte como errada e culpada.
 

Como interpretar

A frase “Uma Mentira Dita Mil Vezes Torna-se Verdade” refere-se a uma verdade que presenciamos diariamente: quando uma informação falsa é replicada inúmeras vezes pela máxima quantidade de pessoas, ela torna-se verdade. E isso é facilmente observado na internet, na era das fake news, notícias polêmicas, inventadas, totalmente apelativas e não condizentes com a realidade, que são replicadas em massa.
 
Aqui cabe um questionamento: quando uma informação chega até você, você checa se a mesma é verdadeira ou toma aquilo como verdade sem questionar? Bom, a maioria das pessoas apenas acredita sem questionar, e por isso é tão fácil fazer uma mentira se tornar uma verdade, ainda mais quando estamos falando de notícias polêmicas que geram um desejo imediato de as compartilhar pelo próprio teor do conteúdo chocante.
 
Começar um boato é muito fácil. Espalhar uma fofoca é muito fácil. As pessoas tendem a reproduzir o conteúdo do assunto mesmo sem saber se é verdade e até aumentam um, dois ou muitos pontos. É algo que faz as pessoas sentirem prazer. E quanto mais a notícia vai de boca em boca e é confirmada, mesmo sem ser verdadeira, mais ela se consolida como uma verdade.
 

Cuidado!

Que tenhamos muito cuidado para não fugirmos da realidade e para não reproduzirmos conteúdos fakes. Ao ler qualquer notícia, vamos primeiro checar os fatos, assim, não corremos o risco de nos transformarmos em massa de manobra, pessoas facilmente manipuláveis e que prestam um desserviço à população.

Atualizado em: 22/08/2023 na categoria: Para refletir


.