» » De grão em Grão, a Galinha enche o Papo: O que quer dizer?

De grão em Grão, a Galinha enche o Papo: O que quer dizer?

Algumas frases são repetidas sem que possamos parar para perceber o seu real sentido, esse é o caso de muitos ditados. Logo abaixo, poderá entender melhor sobre “De grão em grão, a Galinha enche o papo”, entendendo seu significado e até mesmo conferindo algumas curiosidades, olha só:

 

O que significa “De grão em grão, a Galinha enche o papo”?

Quando dizemos esse ditado, estamos automaticamente nos referindo a possibilidade de começar com pouco e disso, construir muito. É uma importação lição capaz de nos motivar e proporcionar reflexão de forma simultânea.

A expressão pode ser utilizada tanto para falar de si quanto do outro, podendo ainda ter sentido negativo ou, em grande parte das vezes, positivo, como uma admiração a quem começou por baixo e conseguiu alcançar melhores condições.

 

Etimologia da expressão

Se acredita que esse ditado se origine com base em uma outra expressão, a “De degrau em degrau, a Galinha enche o Papa”, pouco conhecida no Brasil mas comum em alguns lugares onde se acredita que uma galinha com pouca fé, estava sempre a acompanhar e reclamar do Papa.

Com o tempo, como é comum, variações ocorreram e foram responsáveis por gerar o ditado “De grão em grão, a Galinha enche o papo”, usado há muitos anos em nosso país e se mantendo presente mesmo com a passagem entre gerações.

 

Como levar o ditado para a prática?

Na prática, é comum que sejamos imediatistas, tendo pressa em realizar tudo no agora. Mas ainda na prática, podemos perceber a necessidade de desacelerar, ir com calma para construir aquilo que queremos com paciência e assim, fazer o melhor daquilo que sonhamos.

Uma forma de levar esse ditado para sua vida é se planejando, pensando em etapas para chegar onde deseja e não apenas desejando sem saber como fazer acontecer. Lembre que é possível começar de onde estiver e com o que possuir, mas o importante é começar e aceitar que tudo evolui de etapa em etapa.

 

Exemplos:

  • Não tenha medo de começar. De grão em grão, a galinha enche o papo.
  • Ele saiu de um lugar humilde e hoje, vive muito bem. É de grão em grão em grão que a galinha enche o papo.
  • De grão em grão, a galinha enche o papo. Por isso, evite dar demais a quem não merece nada.
  • De grão em grão, a galinha enche o papo, a cada passo dado estamos mais próximos da vitória.

Atualizado em: 25/05/2022 na categoria: Para refletir


.