Ditado

Ditado popular

Mito de Orestes: Qual a sua História?

A Mitologia grega é bastante rica em narrativas que nos prendem atenção, fazendo também com que possamos refletir sobre os seus significados e aquilo que tem a contribuir positivamente com o nosso conhecimento sobre a vida.

É nesse sentido que podemos falar sobre o Mito de Orestes, então logo abaixo siga entendendo melhor sobre ele e narrativas associadas:

Qual o Mito de Orestes?

Fruto da relação entre o Rei Agamemnon de Micenas e a Rainha Clitemnestra, com base nesse mito grego, Orestes precisou fugir ainda quando jovem diante do receio de ser morto, já que a sua mãe matou o pai com a ajuda do seu amante, Egisto.

Assim, ele cresce longe da família e quando adulto recebe o direcionamento de Apolo para que busque pela vingança, agora matando a sua mãe e também o seu amante, já que foram eles os responsáveis pela tragédia que acometeu o seu pai.

Ele de fato chega a consumar o crime, mas mesmo após isso percebe que precisará passar por uma nova fuga. No entanto, logo esse período chega ao fim diante da sua captura, o levando a julgamento diante dos deuses.

O último voto desse julgamento é dado por Atenas, que faz com que o resultado para ele seja de empate, não havendo condenação. Já livre, Orestes segue cometendo outros delitos, sendo novamente capturado e empreendido fuga por mais uma vez em sua trajetória.

Entre esses processos, consegue finalizar uma das missões dadas por Apolo, tornando-o assim merecedor de assumir o posto do seu pai como Rei.

Ligação do Mito de Orestes com o voto de Minerva

É bem provável que você já tenha ouvido a expressão popular Voto de Minerva, mas você sabia que ela também tem ligação com o Mito de Orestes? Isso porque Minerva é o nome da deusa Atenas de acordo com a mitologia romana.

Sendo assim, quando falamos em Voto de Minerva nos referimos a um posicionamento que se mostra decisivo, sendo geralmente o último a finalizar uma discussão ou julgamento, definindo o futuro do réu.

Qual é a história de Electra?

Ainda de acordo com a mitologia, Electra era o nome da irmã de Orestes, que por sua vez também não se contentou com o crime cometido pela mãe e buscou justiça pela morte do seu pai, planejando como pôr fim à vida de sua genitora.

Dessa forma, hoje conhecemos o chamado Complexo de Electra, revelando uma forte relação que as filhas podem ter com os seus pais, desenvolvendo até mesmo uma espécie de paixão por eles.

Em: Mitos,
2024.01.07