Ditado

Ditado popular

Mito da Caverna nos dias de hoje: O que pode Representar?

Em Filosofia é muito comum que a gente estude sobre esse Mito a partir do que ele representava no momento em que teria acontecido. No entanto, é preciso refletir também sobre o que representaria o Mito da Caverna nos dias de hoje, de acordo com a nossa própria sociedade.

Pensando na importância dessa reflexão de maneira crítica, abaixo relembramos do que se trata esse Mito, além de falar qual seria, afinal, a sua ligação com a atualidade. Confira para entender sobre:

O que diz o Mito da caverna?

O Mito da Caverna foi uma reflexão proposta pelo filósofo grego Platão, onde instiga nossa imaginação para que possamos pensar em um grupo de pessoas que, apesar de distintas entre si, viviam todas em uma caverna, sem a possibilidade de sair dela por estarem amarrados a todo momento.

Do lado de fora da caverna, a vida seguia normalmente para os moradores desse local, onde sempre ficava uma fogueira. A partir do transporte de materiais pela população, sombras passaram a ser projetadas, chamando atenção daqueles que estavam presos.

Todos ficavam presos por conta do foco a essas imagens, imaginando que essas formas seriam reais e criando até mesmo um certo receio diante delas. Em um certo dia, uma dessas pessoas consegue se soltar e sai da conversa para conhecer  o mundo exterior.

Apesar do receio inicial, ele se encanta tanto pelo lugar que resolve voltar para a caverna, chamando os seus antigos companheiros para saírem com ele. No entanto, todos o acham louco por esse risco e o matam diante do desejo de evitar que outros companheiros sejam corrompidos a sua ideia.

Como o Mito da caverna se aplica nos dias de hoje?

Atualmente, são principalmente os Sociólogos os responsáveis por buscar entender formas de associação entre o Mito da caverna e a atualidade, refletindo sobre comportamentos que em sua base se assemelham aos dos prisioneiros naquele momento.

Nesse sentido, podemos entender que as atuais tecnologias funcionam como a caverna, pois criam para muitas pessoas um espaço de reclusão, onde não enxergam o mundo exterior e apenas se convencem de que tudo visto ali trata-se de uma verdade absoluta.

Dessa forma, a sociedade como um todo tem se distanciado cada vez mais da realidade, perdendo o interesse na verdade e cedendo ao que é dito pela mídia, dotada de um alto poder de convencimento diante de pessoas que se mostram alienadas.

Com isso, nos mantemos distantes do entendimento de problemas que, independente de serem considerados ou não, são vividos e possuem a capacidade de desencadearem questões ainda maiores diante da inércia social.

Como relacionar a Alegoria da Caverna com a educação na atualidade?

Ligado ao que foi dito anterior, podemos ainda conectar esse Mito com a educação, visto que atualmente esse seria o instrumento capaz de desfazer aquilo que nos mantém presos, permitindo que possamos conhecer e encarar a realidade.

Portanto, para que não sejamos objetos de outras pessoas com base em seus ideais, devemos nos dedicar ao conhecimento, desenvolvimento capacidades como o senso crítico, argumentação e comunicação.

2023.12.21