Ditado

Ditado popular

Lenda do Fio vermelho: O verdadeiro Significado de Akai ito

Há diversas lendas que, apesar de não sabermos de fato sobre a sua veracidade, passam a fazer parte de determinadas culturas, inclusive se disseminando a partir delas para que se torne possível alcançarem outros diferentes contextos.

Dentre elas, ganha destaque a Lenda do Fio vermelho, também conhecida como Akai Ito. Sobre ela, siga conferindo logo abaixo as principais informações, que certamente poderão despertar ainda mais da sua curiosidade:

Como é a lenda do fio vermelho?

A Lenda do fio vermelho teve origem na Ásia, com um destaque em especial na China. Ela reflete o destino e a conexão que podemos ter uns com os outros, pois fala sobre o ato dos deuses de amarrem em nossos dedos ou tornozelos um fio vermelho, fazendo dessa a nossa conexão com quem devemos encontrar ao longo da vida.

Sendo assim, há a crença de que estamos de fato amarrados a outras pessoas desde o nosso nascimento, simbolizando que aquilo que precisa nos acontecer, realmente ocorre conforme a vontade dos deuses.

Há ainda a ideia de que quanto mais nos distanciamos desse fio, mais triste a ser nossa vida, pois estamos por consequência nos distanciando daquilo que foi determinado previamente para vivermos. Ou seja, é como se houvesse a ausência de algo que não entendemos.

Por outro lado, a proximidade com a pessoa a quem o fio vermelho nos conecta nos faz ter a sensação de que estamos completos, felizes e seguindo o nosso caminho.

Em qual mão fica o Akai Ito?

Não existe uma informação tão específica sobre se esse fio vermelho deve estar presente na mão direita ou esquerda, já que o que importa é a conexão que ele estabelece, não sendo o lado um fator tão importante para o significado da lenda.

No entanto, um fator mais específico que é mencionado é que esse fio é enrolado no dedo mindinho, ainda que alguns povos o imaginem sendo colocado no tornozelo. Por isso, a sua presença no menor dedo é bastante simbólica.

O que significa tatuagem com fio vermelho?

Diante da popularidade da lenda, tem crescido também a sua presença em outros meios de representação, a exemplo de tatuagens. Mas, afinal, qual o significa de uma tatuagem feita baseada na lenda do Akai ito?

Além da própria referência a lenda, essa é uma arte que pode ser feita com uma outra pessoa, evidenciando assim a conexão que elas possuem como algo do destino, e possivelmente de outras vidas caso acreditem nisso.

Em: Lendas,
2023.12.07